Nova Andradina cria 118 empregos formais e tem melhor novembro em 9 anos

No mês passado, 566 trabalhadores foram contratados e outros 448 demitidos, informou Ministério do Trabalho. Agronegócio foi o setor que mais abriu vagas no município

José Antônio de Andrade, Da Redação


O município de Nova Andradina criou 118 vagas de emprego formal em novembro deste ano, segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) divulgados nesta quinta-feira (19) pelo Ministério do Trabalho. Esse foi o melhor resultado para meses de novembro em nove anos, ou seja, desde 2010, quando na época foram criadas 236 vagas de trabalho no município.

Quando o município cria vagas de trabalho em um determinado período, significa que as contratações superaram as demissões. No caso do mês passado, foram registradas 566 contratações e 448 desligamentos. Somados as 145 vagas criadas em outubro deste ano, o resultado confirma a recuperação econômica e a retomada dos empregos no município. 

Os números oficiais do Caged, que foram levantados minuciosamente pelo Jornal da Nova, mostram também que, nos onze primeiros meses deste ano, foram criados 717 postos de trabalho com carteira assinada. Ao todo, foram 6.151 admissões e 5.434 demissões no período verificado, nas 2.781 empresas de Nova Andradina.  

Setores

Os números do Caged revelam que, em novembro, houve abertura de vagas de trabalho em quatro dos cinco principais setores da economia local. O maior número de empregos criados foi no setor da agropecuária. Já a indústria foi o único setor que fechou o mês passado no vermelho.

Contratações

Agropecuária: +80 vagas

Comércio: +29 vagas

Serviços: +18 vagas

Construção Civil: +2 vagas

Demissões

Indústria de Transformação: -9 vagas

Dados regionais

Segundo o Ministério do Trabalho, houve o registro de contratações em sete de nove municípios da região em novembro deste ano. Além de Nova Andradina que liderou nas contratações e criação de vagas, o município de Ivinhema criou +48 vagas, Bataguassu +24 vagas, Angélica +12 vagas, Anaurilândia +7 vagas, Novo Horizonte do Sul +6 vagas e Taquarussu +2 vagas.

O município de Deodápolis não registrou alteração no número de vagas de emprego. Já o município de Bataiporã registrou o encerramento de 24 vagas formais de trabalho com carteira assinada no mês passado.

Dados estaduais e Nacional

No mês passado, Mato Grosso do Sul fechou no vermelho, com encerramento de 830 postos de empregos com carteira assinada, diferença entre 18.537 contratações e 19.367 demissões no período. Já o país criou 99.232 postos de trabalho formal.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!